JORNAL DOS TRABALHADORES


UMA NOVA OPÇÃO DE JORNALISMO NO RÁDIO
Projeto da Rede CUT - Abraço de Rádio

Histórico

O JT (Jornal dos Trabalhadores) começou em maio de 2006, como um projeto piloto de expansão para os ouvintes da RMC (Região Metropolitana de Campinas) do então Jornal dos Trabalhadores produzido pela CUT São Paulo entre julho de 2004 e dezembro de 2007 e transmitido pela Rádio 9 de Julho AM, de segunda a sexta, das 7h às 8h, para toda a Grande São Paulo.
Durante um ano, até maio de 2007, o programa foi transmitido simultaneamente pela Rádio Brasil AM, de Campinas, com inserções de notícias regionais e uma edição especial local, de uma hora, aos sábados.
A partir de maio de 2007, o JT continuou sendo veiculado para a RMC através de rádios comunitárias em FM numa parceria inédita da CUT Campinas com a Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária).
Inicialmente com uma rede de 13 rádios comunitárias, o programa regional de meia hora já era transmitido das 18h30 às 19h. Após um ano e meio, o JT é transmitido por 100 emissoras espalhadas por todo o estado de São Paulo.

Objetivos

O JT tem uma visão social ousada e uma linha editorial diferente: um programa de rádio que busca a democratização da comunicação, que garante espaço aos movimentos social e sindical e que dá as notícias que os outros não dão.
Por isso, a pauta do programa é voltada especialmente  para as lutas e as conquistas de trabalhadores de várias categorias, dos aposentados e pensionistas, das mulheres, dos negros, dos indígenas e dos jovens, contra qualquer discriminação de raça, religião, gênero
e orientação sexual. Assim, diariamente os cidadãos comuns são ao mesmo tempo os entrevistados e os ouvintes das notícias veiculadas.
Além de entrevistas sobre acontecimentos regionais e datas especiais, o programa conta com uma equipe de especialistas que semanalmente aborda temas de interesse da população: direitos dos aposentados, direitos dos consumidores, direitos trabalhistas, economia popular, ciência e tecnologia, esporte, política, saúde, cultura e entretenimento.

Uma nova opção de jornalismo no rádio

O JT é produzido por equipe própria de profissionais e pelos jornalistas do Sinergia CUT (Sindicatos dos Trabalhadores Energéticos do Estado de SP).
Reproduz ainda inserções de algumas notícias veiculadas pelo Jornal Brasil Atual, Agência Brasil, Rádio Câmara, Rádio Senado, Agência Noticias do Planalto, Agência Radio Web e Rádio Agência. Conta também com a participação especial dos estudantes de Jornalismo da PUC-Campinas.
Os programas diários são disponibilizados na Internet com baixa de arquivo através de FTP (protocolo de transferência de arquivo) ou transmissão “on line” através do site da Rádio FAE (www.radio.fae.ufmg.br) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
As edições podem ser acompanhados também em link especial do Portal do Sinergia CUT (www.sinergiaspcut.org.br).

Público alvo

O JT tem ouvintes em várias cidades da RMC, com um público formado majoritariamente por cidadãos atuantes e conscientes, além de várias lideranças de sindicatos, bairros e associações.
Hoje, o JT é transmitido em FM por rádios comunitárias localizadas em muitos bairros de várias  cidades paulistas.

Novos desafios

Depois de um ano e meio, a parceria Rede CUT Abraço de Rádio e o projeto JT encaram o desafio de ampliar a duração do programa para uma hora, garantindo mais espaço destinado às notícias regionais, estaduais e nacionais que os outros veículos de comunicação não dão.
Além disso, o programa está sendo reformulado para a produção de reportagens especiais, mais notícias de utilidade pública, novas fontes de informação, interatividade com os ouvintes e ampliação da rede de rádios comunitárias para todo o Brasil.
Para ampliar o projeto, e conseqüentemente o número de ouvintes e a repercussão dos fatos noticiados, o JT busca parcerias para novos investimentos na produção e na transmissão do programa, com equipe profissional qualificada e recursos técnicos adequados.
O objetivo é envolver mais parceiros do movimento sindical cutista e abrir espaço para a veiculação de informes publicitários para garantir os investimentos necessários.

Participe deste projeto!

Procure nossa Área de Relacionamento:
telefone (19) 3739- 4600, ramal 4625

Equipe responsável:

Marcelo Fiorio, Jerry de Oliveira, Lílian Parise, Elias
Aredes, Maurício Camargo e Cristiane Costa.

Parcerias:

Rádio FAE – UFMG: professor Wemerson de Amorim.
PUC-Campinas: professores Rosane Bastos, Sérgio
Rodrigues e Reginaldo Moreira.